A ELETRO FORTE HOME DESIGNER é uma empresa da cidade de Sorriso, Mato Grosso que atua no mercado de iluminação desde 2003
(66) 9 9929-9905
(66) 3545-0694
atendimento@eletroforteiluminacao.com.br
iluminação para pergolados

Iluminação para Pergolados

Muito utilizado em jardins para a proteção de algumas espécies de plantas que não resistem a certos tipos de climas e também para se passar um tempo no jardim se protegendo do sol, o pergolado, ganhou com o passar do tempo outras funções importantes e ganhou, ainda, outras aplicações.
Ele passou a servir para outras atividades, não só pelo seu charme e estética, mas pela funcionalidade de integração e harmonia para qualquer ambiente.
Hoje ele é muito utilizado em festas como casamentos, batizados, bodas entre outras, mas também é usado no dia a dia, para descanso, leitura, lazer e ainda, com uma função única que só o pergolado oferece: Beleza ao ambiente.

Cada vez mais utilizado, o pergolado, trás ao ambiente uma sensação única de aconchego e conforto.
Ele imprime sofisticação ao ambiente, pode agregar plantas ornamentais e flores, formando um lindo jardim, controlando a incidência de luz e ainda conferindo um ar contemporâneo aos espaços.
O pergolado pode ser construído de várias formas e com diversos materiais, podendo ser formado por pilares junto a vigas vazadas de madeira, ou até mesmo concreto, metal, entre outros materiais.

O pergolado pode ser aplicado tanto em áreas externas quanto internas. Também chamado de pérgola, é um elemento decorativo da construção composto de vigas sequenciais espaçadas.
Para compor este espaço, é preciso pensa-lo desde a sua concepção, material, design e um ponto primordial, é a iluminação.

A iluminação do pergolado, deve ser funcional, adequada ao espaço, confortável, e adequada para seu uso, ou seja, é preciso além da escolha dos acabamentos elétricos, pensar em toda sua instalação adequada e também fazer a escolha dos materiais adequados.

Normalmente os pergolados são muito utilizados não somente durante o dia como abrigo do sol no jardim, mas tem seu uso muito agradável, no cair da tarde e à noite, onde este torna-se ainda mais elegante com uma iluminação com luz indireta, com luz em tom mais neutro e amarelado.
Indicamos para iluminação de pergolados, luminárias com IP44 acima, ou seja, luminárias adequadas para serem expostas ao sol, chuva, para garantir assim a vida útil das peças.

O mais usual e agradável na iluminação de pergolados, são as luzes em tom mais neutro, e amarelado, ou seja, as com temperatura de cor de luz entre 4.000K, 3.000K e 2.700K, sendo muito usadas ainda, para algum ponto de destaque, um tom mais âmbar.

Não há uma regra para iluminação de pergolado, o que define o tipo de acabamento elétrico a ser usado, é o gosto pessoal de cada pessoa, morador, que vai fazer uso deste ambiente, porém, hoje, utiliza-se muitas opções de arandelas que fazem a função de iluminação e decoração ao espaço.

Existem alguns tipos de coberturas específicas para pergolados, que podem ser usados, para minimizar poeira, chuva, e agregar um conforto térmico a mais, conferindo assim, uma segurança maior para uso de alguns pendentes mais decorativos nestes espaços, agregando mais beleza e originalidade ao ambiente.
Alguns decoradores transformam este espaço na estrela da casa, um lugar agradável, aconchegante, elegante com personalidade marcante.
Os pendentes de Madeira caem como luvas neste ambiente, harmonizando e integrando-se a decoração, conferindo uma iluminação agradável e pontual, mas todos os pendentes de maneira geral, são muito bem vindos nestes espaços, por ser de fácil instalação, manutenção e funcionalidadade.

Para iluminar o pergolado, oferecemos aos nossos clientes várias soluções de iluminação.
Você pode utilizar arandelas de efeito nos pilares ou paredes para dar aquele charme todo especial, além de usufruir do conforto visual que este tipo de iluminação confere.

As arandelas podem ser com função decorativa, imprimindo a personalidade e a identidade do projeto.

As arandelas estilo Retro, estão super em alta, são versáteis e aproveitam ao máximo a iluminação, pois em sua maioria com vidros translúcidos, permitem a passagem de toda a iluminação, aproveitando-se ao máximo sua luminosidade. O que deve-se observar ao usar este tipo de luminária, é sua altura de instalação, para prevenir ofuscamento nos olhos, e também, para que a arandela, com seu tamanho mais robusto, não fique em circulação ou passagem.

Muito usual também na iluminação de pergolados, são lumináris tipo balizadores, que podem ser embutidos no piso. Sua luz é pontual e decorativa, sendo necessário, em algumas situações, uso de uma iluminação secundária auxiliar, porém, este tipo de iluminação, deixa o espaço mais moderno e limpo visualmente, pois tem-se apenas a beleza da luz no espeço, valorizando o ambiente por si só. A luminária fica discreta. É preciso estar atendo ao uso da balizador na hora da aquisição. Existem balizadores e embutidos de solo, com proteção de isolamento para água, sendo seu uso indicado como Externo.

Veja conosco um pergolado iluminado com pendentes da Linha ACCORD.

COMENTE NOSSO POST